Suspensão do FIES 2021: Como Suspender Pagamento do FIES

Em tempos de crise como essa que estamos vivendo, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para pagar as contas. Desse modo, a falta de pagamento pode gerar problemas graves, desde restrição do nome até busca e apreensão de bens. Portanto, uma medida que pode ser adotada é suspensão do FIES 2021, para que as parcelas sejam diluídas ao longo do financiamento. Confira no artigo a seguir como fazer a suspensão do FIES 2021 da maneira mais fácil!

Suspensão do FIES 2021

Suspensão do FIES 2021

Suspensão do FIES 2021

Durante a pandemia de coronavírus diversas medidas de isolamento foram tomadas para evitar que o vírus se prolifere entre as pessoas. Com isso, houve uma queda brusca de consumo nos comércios e serviços, além da redução de renda da população de modo geral.

Tudo isso vem causando diversos problemas, principalmente financeiros. Desse modo, muitas pessoas estão tendo dificuldades de pagar as despesas básicas de casa, como água, luz, internet e aluguel.

Para amenizar essa situação, o Governo Federal vem oferecendo alternativas para reduzir estes problemas financeiros. Um deles, portanto, é a suspensão do FIES 2021

Ou seja, os alunos que utilizam ou já utilizaram o financiamento, poderão adiar o pagamento das parcelas dos próximos meses. Nos próximos tópicos iremos falar melhor sobre as regras e como solicitar a suspensão.


Quem pode solicitar a suspensão de pagamento

Quando surgiu a possibilidade de solicitar a suspensão do FIES 2021 muitas pessoas ficaram em dúvida sobre quem poderia solicitar o auxílio.

Com isso, podemos agora detalhar melhor as regras, que foram divulgadas na semana passada. O primeiro critério é em relação às mensalidades em dia.

Para suspender o pagamento do FIES 2021, é preciso estar com as parcelas em dia até o mês de março, quando foi decretada a pandemia. Ademais, confira na lista a seguir quais são os requisitos para a suspensão do FIES 2021:

  • Estudantes que estão fazendo faculdade ou concluíram há menos de 18 meses – com contratos em fase de utilização ou de carência: poderão deixar de pagar duas parcelas;
  • Formados há mais de um ano e meio e estão pagando as parcelas do financiamento – com contratos em fase de amortização: poderão deixar de pagar até quatro parcelas;
  • Contratos com o pagamento em dia até a decretação de estado de calamidade pública no país, em 20 de março.

Lembrando que a suspensão é só temporária, desse modo, o estudante não estará solicitando pelo cancelamento FIES 2021, mas somente a um adiamento do pagamento das parcelas.

Suspensão do FIES 2021


Como solicitar a suspensão do FIES 2021

Se você se enquadra em um dos critérios que mencionamos acima, é preciso agora procurar os meios para solicitar a suspensão do FIES 2021.

Para isso, será necessário entrar em contato com o banco onde o financiamento foi contratado. No caso do FIES, os bancos são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Assim, este procedimento não poderá ser realizado por meio site do FIES 2021.

Atualmente, não existem canais de contato destinados diretamente para solicitar a suspensão. No entanto, através dos contatos atuais você pode solicitar a suspensão do FIES 2021 ou saber mais informações, como por exemplo:

  • Procurar o atendimento na agência onde contratou o financiamento;
  • Telefone de contato Caixa para FIES: 0800 726 0104;
  • Telefone de contato Banco do Brasil FIES: 4004-0001.

Para quem ainda está inseguro sobre a suspensão, é importante ressaltar que ao solicitar a suspensão, o estudante não precisará fazer o pagamento de uma taxa de juros FIES 2021.

Suspensão do FIES 2021


Renegociação das parcelas do FIES

Para além da suspensão do FIES 2021existem outros meios de amenizar os valores cobrados nas parcelas do P-Fies 2021.

Sendo assim, quem está tendo dificuldades para pagar as mensalidades e já se encontra com parcelas em atraso, os bancos oferecem a possibilidade de renegociação das parcelas.

Suspensão do FIES 2021

Portanto, quem está com a parcela em atraso há mais de 90 dias, pode procurar o banco para renegociar o valor das mensalidades atrasadas.

Vale lembrar que, para aderir à renegociação, será preciso dar 10% do valor total devido nas mensalidades ou R$ 1 mil, dependendo de qual valor é maior.

Com isso, as parcelas em atraso serão incorporadas nos vencimentos dos próximos meses.

Adicionar Comentário