Arcar com os custos de uma universidade particular nem sempre é possível para a maior parte da população. Dessa forma, uma alternativa para cursar o ensino superior é através do FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. No entanto, é preciso ficar atento ao SisFies 2021, para realizar as inscrições e aditamento de contrato. Confira a seguir todas as informações sobre o SisFies 2021.

SisFies 2021
Contents
O que é o FIES?
O programa de financiamento estudantil, como conhecemos atualmente, foi criado no ano de 1999. Gerido pelo Governo Federal, o Fies é promovido através da parceria entre o MEC, universidades particulares e bancos.
Desse modo, o FIES tem como função principal o aporte financeiro para alunos de baixa renda que desejam cursar o ensino superior. Atualmente o programa possui duas modalidades, seno o Fies e o P-Fies.
A diferença entre ambos os segmentos está, dentre outras coisas, na renda do estudante. Na categoria Fies, o aluno deve ter uma renda familiar de até três salários mínimos, enquanto no P-Fies o limite é de cinco salários.
Além disso, o aluno que deseja contar com o financiamento, precisa atender a alguns critérios, tais como:
- Ter participado do ENEM de 2010 em diante;
- Nota minima de 450 na média e 400 na redação;
- Não contar com outro programa de acesso a universidade;
- Renda familiar de até cinco salários mínimos.
Portal do Aluno SisFies 2021
Desse modo, para que os alunos possam acompanhar todo o processo de contratação, aditamento, renegociação e pagamento, são disponibilizados dois sites exclusivos para os alunos.
Um deles, portanto, é o site Novo FIES, direcionado para aqueles que estão iniciando o processo de inscrições no programa.
Além disso, o site também oferece todas as informações sobre o processo, como calendário e consulta de vagas.
Já o SisFies 2021 é um site voltado para aqueles alunos que possuem o benefício. O portal é utilizado para processos como aditamento, renovação, 2ª via de boleto FIES 2021, dilatação e consulta do contrato.
Como fazer as inscrições no SisFies 2021
Com as mudanças implementadas nos últimos anos, as inscrições no SisFies 2021 tiveram alterações. Portanto, agora o aluno deve seguir um passo-a-passo detalhado até a contratação do financiamento.
A fase inicial da inscrição se dá através do site, onde o aluno realiza uma espécie de pré-inscrição. Para efetuar este processo, é preciso criar um cadastro, conforme as instruções a seguir:
- Acesse o site do Novo FIES;
- Na tela inicial, clique na categoria “Minha inscrição”;
- Após isso, na tela a seguir, terão duas opções de acesso, sendo a primeira, “Fazer cadastro” para aqueles que acessam o portal pela primeira vez;
- Ao clicar em “Fazer cadastro”, você deve prosseguir e clicar em “Crie uma conta”;
- Preencha os campos indicados e selecione “Continuar”;
- Continue com o formulário, “Validar Dados”, “Habilitar Cadastro” e “Cadastrar Senha”;
- Quando esse processo for finalizado, é necessário retornar a página principal e efetuar login.
Após isso, o candidato deve aguardar os resultados da seleção para finalizar o processo, junto ao banco e a universidade.
Caso não seja aprovado nesta primeira seleção, é possível entrar para uma lista de espera.
É importante também lembrar que, para realizar a contratação do FIES, é preciso contar com ao menos um fiador.
Este fiador, portanto, deverá assinar documentações junto no banco, seja na contratações ou em possíveis aditamentos, que falaremos a seguir.
Aditamento pelo SisFIES
Após a contratação do FIES o aluno deve manter-se atento aos prazos e responsabilidades do contrato. Uma delas, portanto, diz repeito ao aditamento contratual, que ocorre em todos os semestres.
De acordo com o prazo, que é estipulado pela universidade, o aluno deve solicitar o aditamento do contrato no site do SisFies 2021 e a emissão do boleto FIES 2021.
O aditamento FIES 2021 em seu contrato pode ocorrer de duas formas, sendo elas:
- Simplificada: Ocorre quando a instituição de ensino abre o período de solicitação e o aluno realiza apenas uma confirmação dos dados inseridos pela universidade.
- Não simplificada: Essa é quando se tem necessidade de alterar dados financeiros ou do fiador, por exemplo. Neste processo, é preciso realizar os procedimentos no banco, com a presença dos fiadores.
Caso o contrato esteja terminando e você ainda não concluiu a faculdade, é possível solicitar dilatação do contrato por até dois semestres. Sendo assim, o inicio do pagamento também é postergado.