P-Fies 2021: Como Funciona? Inscrições, Simulação e Notas de Corte

Fazer uma faculdade é o sonho de muitos jovens e adultos no Brasil. No entanto, nem todos têm como pagar as mensalidades de uma universidade privada. Nestes casos, é possível contar com o P-Fies 2021. O financiamento oferece condições especiais e um prazo estendido. Se você se interessou e quer saber mais sobre o P-Fies 2021, siga acompanhando o artigo e saiba tudo sobre o FIES!

P-Fies 2021

P-Fies 2021

P-Fies 2021

Com mais de 20 anos de duração, o Fundo de Financiamento Estudantil é utilizado por milhares de alunos de baixa renda que estudam em faculdades privadas.

Assim como em outros programas de acesso à educação, o FIES 2021 utiliza as notas do ENEM como critério para avaliar os alunos e oferecer o financiamento.

Criado pelo MEC  e administrado pelo INEP, o financiamento conta ainda com a parceria do Banco de Brasil e da Caixa, dois bancos que oferecem o FIES. Com as mudanças implementadas nos últimos anos, foram criadas duas modalidades, sendo o Fies e o P-Fies 2021.

Ambas as categorias possuem critérios e regras diferentes, conforme iremos explicar melhor nos próximos tópicos.


Requisitos para contratar o P-FIES

De modo geral, o número de interessados em contratar o FIES é maior do que o número de vagas oferecidas pelo programa.

Portanto, para estabelecer um filtro entre os candidatos que estão aptos ao financiamento, o MEC criou alguns critérios para contratar o P-Fies 2021. Para essa modalidade em específico, é importante ter renda familiar entre três e cinco salários mínimos por pessoa.

Além disso, é preciso ter feito uma das edições do ENEM. Confira abaixo a lista completa dos requisitos:

  • O candidato precisará ter participado de alguma edição do ENEM – A partir do ano de 2010;
  • Somente quem tiver uma nota geral acima de 450 pontos na prova e 400 pontos na redação, poderão requisitar o programa fazendo sua inscrição;
  • Para contratar o P-Fies, a renda familiar deve ser de três a cinco salários mínimos por pessoa;
  • Ter idade acima de 18 anos podem se inscrever;


Simulador FIES

Antes mesmo de contratar o financiamento, o aluno pode simular como será os juros, prazo de pagamento e condições gerais de oferta.

O Portal SisFies 2021, onde são feitos os procedimentos do P-Fies 2021, oferece um simulador FIES 2021 do financiamento, conforme você pode ver a seguir:

P-Fies 2021
  • Informe a quantidade de semestres que irá estudar;
  • Selecione a quantidade de semestre que você já concluiu;
  • Selecione o tipo de estudante que você é;
  • Agora, escolha o tipo de financiamento que deseja;
  • No campo, informe o valor da mensalidade;
  • Selecione a data de vencimento;
  • Desça a página e clique na opção “Simular”.

Nota de cote por curso

Assim como acontece no processo seletivo do SISU e do Prouni, o P-Fies 2021 possui notas de corte para cada curso. Ou seja, conforme o número de candidatos e vagas do curso na universidade, há uma nota diferente.

Vale lembrar que essas notas variam todos os semestres, conforme o número de candidatos e vagas. Além disso, em cursos mais disputados, a nota de corte FIES 2021 é maior.

Um exemplo disso é o caso dos cursos de medicina e direito, que têm uma das notas mais altas para ingressar. Ademais, confira alguns cursos e as suas notas de corte para o P-Fies 2021.

  • Medicina – De 720.0 a 831.0;

P-Fies 2021

✓ Veja como obter a sua 2ª Via do boleto FIES 2021


Como se inscreve no P-Fies 2021

Com todas estas informações que trouxemos sobre o P-Fies 2021, agora você pode fazer a sua inscrição com mais tranquilidade.

É preciso lembrar que a matrícula no financiamento acontece durante o prazo programado pelo MEC, que deve ser anunciado em breve no nosso site.

Ademais, você pode conferir o passo-a-passo a seguir para fazer a matrícula:

P-Fies 2021
  • Se estiver no período de inscrição, clique no botão “Fazer inscrição”;
  • Preencha o formulário com cuidado e finalize.

Adicionar Comentário