FIES 2021: Inscrições, Novas Regras, Aditamento e Datas do FIES

Neste início de ano, as vagas para novos estudantes nos cursos do FIES 2021 já estão abertos para inscrição. É esperado que neste ano mais jovens se candidatem para as vagas abertas do FIES 2021 do que no ano anterior. Porém, é preciso verificar todas as ofertas de cursos disponíveis antes de finalizar a inscrição neste financiamento.  

FIES 2021

FIES 2021

Confira neste artigo todas as informações referentes ao processo de inscrição no FIES 2021!

O que é o FIES?  

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, nada mais é do que um programa do Governo Federal que oferece a estudantes de todo o Brasil um financiamento para cursos superiores.

O FIES existe desde a década de 1970, porém, só em 2000 que o recurso começou a ser mais utilizado pelos estudantes.

Após nos últimos anos, este programa se tornou um dos principais meios de inscrição de estudantes nas Universidades provadas do país.

Uma das grandes vantagens o FIES 2021, é que o programa não cobra juros de grande parte de seus alunos. Muitos estudantes recorrem ao programa para poderem dar início a suas vidas acadêmicas.


Como funciona o FIES 2021

As inscrições FIES em 2021 serão abertas ainda no início do ano, como de costume. Durante todo o tempo de inscrição, os estudantes poderão fazer seu cadastro no site e assim, concorrer a uma vaga para o financiamento de seu curso superior.

Os estudantes que procuram o FIES geralmente são aqueles que infelizmente não foram escolhidos na seleção do SISU 2021. Portanto, veem no ensino privado a única forma de conseguir adentrar em um curso superior.

Como a realidade econômica brasileira não é muito boa, muitas pessoas não possuem condições financeiras o suficiente para se inscreverem nesses cursos devido ao alto custo das mensalidades.

FIES 2021

O financiamento do FIES 2021 cobre todo o custo das mensalidades e matrícula do estudante. Mas, durante todo o curso o aluno deverá pagar apenas pequenas parcelas de aproximadamente R$ 100.

Assim, auxiliando a diminuir o custo de seu financiamento quando tiver de pagar por ele em sua totalidade.

Uma das características principais do FIES, é que o estudante só precisará pagar a maior parte do financiamento após se graduar em seu curso.


Novas regras FIES 2021

Como já dito, o FIES 2021 é um programa que existe no Brasil a muitos anos. Dessa forma, e esperado que este programa já tenha passado por diversas mudanças em suas regras.

FIES 2021

Atualmente, algumas das regras de funcionamento do FIES 2021 foram alteradas para poder se adequar a realidade financeira do país.

Com isso, o número de vagas disponibilizadas aos estudantes deverá diminuir, como informado pelo site oficial Agência Brasil, veja abaixo:

As vagas poderão passar de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Segundo a pasta da Educação, os valores serão revistos a cada ano, “podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC”.

Isso é algo que não acontece desde 2018, ano em que o número de vagas do FIES havia sido o maior da história.

A grande alteração que o FIES 2021 sofreu recentemente, foi a adição de uma nova modalidade de inscrição. A partir de agora, o FIES passa a aceitar inscritos com renda mínima superior a 3 salários mínimos. Algo que não fazia parte do programa até a alguns anos atrás.


Quem pode se inscrever no FIES 2021

Para todos os interessados em conseguir se inscrever no FIES 2021, é preciso informar que todo o processo de seleção acontece no meio virtual.

Para poder se inscrever no FIES, o estudante só poderá realizar esse procedimento através do site do programa. Desse modo, se torna inviável a inscrição através de um processo presencial.

Confira logo a seguir um passo a passo de como se inscrever no FIES 2021:

  • Para poder se inscrever no FIES o interessado deverá ter participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010;
  • Somente os estudantes que obtiveram nota geral superior acima de 450 pontos e acima de 400 pontos na redação, podem se inscrever;
  • É preciso ter todos os documentos pessoais atualizados e em mãos para a inscrição;
  • Somente estudantes acima de 18 anos podem se inscrever;
  • É preciso ter finalizado completamente o ensino médio;
  • Qualquer pessoa que finalizou o ensino médio através do EJA ou do Encceja poderá também se inscrever no FIES.

FIES 2021

Qualquer pessoa que estiver dentro dessas poucas regras de inscrição acima destacadas, poderão se inscrever no FIES.

Confira abaixo mais informações sobre quem pode se inscrever no FIES:


Quem NÃO poderá se inscrever no FIES 2021

Assim como existem regras que determinam quem poderá se inscrever, existem algumas exigências que proíbem os interessados de completarem a sua inscrição.

Confira logo abaixo todas as regras de proibição de inscrição FIES 2021:

  • É possível fazer uma inscrição no FIES 1 única vez, deste modo, e alguém já participou deste programa, infelizmente não poderá pedir novamente pelo financiamento deste programa;
  • Alunos que já estão matriculados em uma Universidade, porém, trancaram o seu curso e possuem alguma pendência na Universidade, não poderão contratar o FIES;
  • Todas as pessoas que possuem algum tipo de pendência financeira com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), não poderá se inscrever;
  • Alunos já inscritos em outros programas governamentais como o PROUNI, não poderão se inscrever no FIES também.

Sendo assim, quem estiver enquadrado nas regras acima, infelizmente não poderá contratar o financiamento FIES 2021. Porém, existem ainda outros programas de financiamento como o PRAVALER 2021.


Cursos mais procurados FIES 2021

Como haverá uma diminuição do número de vagas ofertadas pelo FIES, é esperado que o número de candidatos por vaga aumente mais do que o esperado.

A concorrência nos cursos FIES 2021 acabarão sendo maiores do que nos últimos anos. É preciso que todas as pessoas fiquem atentas para o número de vagas e a concorrência no curso e Universidade em que desejam se candidatar.

Portanto, confira abaixo uma lista dos cursos mais procurados e o número de candidatos por vagas FIES 2021:

  • Administração: candidatos – 451,9;
  • Arquitetura: candidatos – 749,04;
  • Biologia: candidatos – 474,48;
  • Biomedicina: candidatos – 685,28;
  • Ciências Contábeis: candidatos – 682,98.
  • Direito: candidatos – 765,62;
  • Medicina: candidatos – 726,92;
  • Nanotecnologia: candidatos – 755,36;
  • Odontologia: candidatos – 759,1.

FIES 2021


Modalidades de financiamento

Como falado no início deste artigo, o FIES agora possui 2 tipos de modalidades diferentes destinadas para grupos distintos de estudantes.

✓ Veja como se inscrever nas vagas remanescentes FIES 2021 

Com isso, esperasse criar uma melhor organização entre os membros do financiamento do FIES 2021. Confira abaixo uma explicação sobre essas modalidades:

  • Modalidade FIES:

Esta modalidade de financiamento FIES 2021 é destinada exclusivamente para os interessados n financiamento. Porém, possuem uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Desse modo, todos os candidatos com essa característica conseguirão ter juros zero em todo o seu financiamento. Assim, auxiliando ainda mais na hora de pagar o seu empréstimo estudantil.

  • Modalidade P-FIES:

Esta modalidade, já é destinada para as pessoas que possuem mais de 3 salários mínimos como renda per capita mensal em sua família.

Porém, todos que participarem da modalidade P-FIES 2021, deverão pagar alguns juros extras. Mas, ainda assim os juros a ser pago será menor do que os financiamentos estudantis realizados por bancos de forma independente.


Cronograma FIES 2021

Para que todos os interessados saibam quando poderão se inscrever no programa, o Governo lança no início de cada ano um calendário FIES 2021.

Através desse calendário FIES, os estudantes poderão ter toas as informações sobre o processo seletivo deste financiamento.

Portanto, confira logo abaixo todas as datas do FIES em 2021:

  • Inscrição: 26 a 29 de janeiro de 2021
  • Resultado: 2 de fevereiro de 2021
  • Complementação dos dados:  3 a 5 de fevereiro de 2021
  • Convocação da lista de espera: 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021

Já sabendo das datas do processo de inscrição até o resultado, não deixe de participar de nenhuma das etapas. Afinal, perder uma das etapas de inscrição poderá significar a perda da vaga do estudante.


Inscrição FIES 2021

Por ser um programa totalmente virtual, as inscrições do FIES 2021 ocorrem também no meio virtual. Dessa forma, todos os interessados deverão fazer a sua candidatura no FIES através de seu site.

Logo abaixo está um passo a passo detalhado sobre como fazer uma inscrição no FIES:

  • Para se inscrever, basta clicar aqui para ir até o site de inscrições do FIES;
  • Ao entrar no site, clique no botão “Inscrição” e vá para a página do participante;

FIES 2021

  • Para s inscrever, é preciso fazer login no sistema. Porém, se você ainda não tem uma conta, basta criar uma no próprio site;
  • Ao fazer o seu login, será preciso preencher um formulário de inscrição com todos os seus dados pessoais necessários;
  • Em seguida, é preciso escolher um curso e Universidade onde deseja estudar;
  • Por fim, é só enviar todo o seu cadastro para o FIES clicando em “Concluir”

Ao seguir esses poucos passos você estará inscrito no FIES e agora, concorrendo a uma das vagas de financiamento dentro do site.


Documentos para inscrição

Se você for um dos aprovados pelo financiamento FIES 2021, agora será preciso ir até a Universidade que você escolheu e entregar alguns documentos presencialmente.

Esse procedimento é necessário pois ele confirmará a sua identidade, além, de também oficializar a sua vaga. Se você foi aprovado, porém não compareceu na entrega de documentos, a sua vaga será cancelada e transferida para outro candidato.

Veja abaixo todos os documentos necessário para a inscrição do FIES online e entrega de documentos presencialmente:

  • Todas as pessoas de sua família deverão fornecer o número de suas Identidades e o CPF;FIES 2021
  • Será preciso entregar um comprovante oficial de renda mensal familiar. Para isso, o candidato poderá entregar um contracheque dos últimos 3 meses de todas as pessoas que trabalham na família;
  • Entrega da Ficha 19, ou histórico escolar completo do ensino médio;
  • Comprovante de residência atualizado.

Comente com a entrega desses documentos na secretária de educação da Universidade em que você foi aprovado é que a sua vaga será oficializada. Dessa forma, não deixe de entregar os seus documentos dentro do prazo previsto.


Boleto de inscrição FIES 2021

Quando o estudante faz a sua inscrição no site do FIES e é aprovado, será gerado par ao aluno um boleto de matrícula. Esse boleto FIES terá o valor de 10% da matrícula do curso escolhido.

Assim, o aluno deverá pagar este boleto de forma única dentro do prazo estimado no documento. Somente ao fazer esse pagamento, é que o aluno poderá dar início às suas aulas.

Durante todos os meses de seu curso, boletos do FIES 2021 serão emitidos para pagamento do estudante. Esses boletos terão valor reduzido e devem ser sempre pagos dentro do prazo máximo.

Com o pagamento desses boletos, o estudante já irá diminuir no valor total que deverá devolver aos cofres públicos devido ao seu financiamento.


2ª via boleto FIES 2021

Caso o estudante por alguma razão acabe por perder o seu boleto FIES 2021, é possível fazer a emissão de uma segunda via. Para a retirada da 2ª via boleto FIES 2021, o aluno deverá apenas acessar o site do FIES.

Clique aqui para poder acessar a área de emissão da segunda via do boleto FIES.


Notas de corte FIES

Não diferente de outros programas de vagas universitárias, o FIES 2021 também opera pelo método de nota do ENEM e notas de corte.

Ou seja, para se inscrever será preciso cadastrar a sua nota ENEM e com ela, disputar por uma vaga. Desse modo, os estudantes com maiores notas no ENEM, serão os escolhidos para as vagas.

Portanto, ao se aplicar o método de inscrição ENEM, os alunos também deverão ficar de olho na nota de corte de cada curso.

FIES 2021

Porem, essa nota de corte FIES 2021 nada mais é do que a nota mínima que cada aluno deverá ter obtido no ENEM para poder concorrer a uma vaga.

Se um aluno possui uma nota ENEM superior a nota de corte FIES, ele possuirá chances de ser escolhido. Porém, se a sua nota ENEM for inferior, ele terá baixas chances de conseguir a vaga.


Resultado FIES 2021

O resultado FIES 2021 costuma sair apenas alguns dias após o encerramento das inscrições. Não irá demorar muito para que os candidatos possam saber se foram ou não aprovados para o seu financiamento.

Quando o resultado sair, os estudantes poderão saber a sua nota apenas acessando o site do FIES 2021 novamente.

FIES 2021

Para isso, basta novamente entrar na sua página do participante com seu login e senha e pronto, o seu resultado estará disponível para consulta.


Lista de espera FIES 2021

Assim como o SISU 2021 e o PROUNI 2021, o FIES possui também uma lista de espera. Essa lista funciona como um banco de reserva para vagas que possam aparecer.

Como já falado, caso um estudante não apresente seus documentos na secretária da Universidade, ou não pague o boleto de inscrição, ele perderá a sua vaga.

Com isso, a vaga que foi perdida será novamente ofertada a um novo estudante. Porém, os únicos que poderão concorrer a esta vaga serão aqueles cadastrados na lista de espera FIES .

Para se cadastrar nela, os estudantes devem novamente retornar para a sua página de participação após a liberação das inscrições lista de espera FIES 2021.

Após isso, a opção de inscrição na lista estará disponível para todos os interessados.


Aditamento FIES

Quando o aluno se torna membro do financiamento FIES 2021, ele deverá a cada 6 meses fazer o seu aditamento.

Como muitas pessoas novas estão entrando no FIES 2021, é comum que muitas dúvidas possam surgir. Porém, este aditamento nada mais é do que uma rematrícula a cada 6 meses com a Universidade e o programa.

Todas as Universidades brasileiras, sejam elas particulares ou públicas, a cada 6 meses solicitam que os estudantes façam uma rematrícula.

Desse modo, o aditamento FIES 2021 também solicita a reafirmação do compromisso do estudante em manter-se mais 6 meses recebendo o financiamento estudantil.


SisFies 2021

Quando o aluno é aceito no FIES 2021, ele passa a ter acesso ao portal SisFIES. Nesse portal online, o aluno poderá ter acesso a todas as ferramentas e informações referentes ao seu financiamento.

Ou seja, é por meio do SisFIES 2021 que os alunos podem fazer a emissão de boletos e o aditamento a cada 6 meses de seu financiamento.

Portanto, é de grande importância saber utilizar esse portal online. Afinal, ele será de grande utilidade para os membros do financiamento.

Clique aqui para ir até o site do SisFIES e ter acesso os seus serviços.  Ou ligue para o telefone do FIES.

Adicionar Comentário