Documentos do FIES 2021: Lista de Documentos e Prazos de Entrega

A contratação de um financiamento, independente do propósito, requer o cumprimento de algumas burocracias. No caso do FIES, tanto o aluno quanto o fiador precisam entregar alguns documentos do FIES 2021, para dar andamento a contratação. Os papéis devem ser entregues na instituição de ensino e na agência bancária. Portanto, confira tudo sobre os documentos do FIES 2021.

Documentos do FIES 2021

Documentos do FIES 2021

Financiamento estudantil 2021

Para auxiliar os estudantes do ensino superior a concluírem o curso de forma mais fácil e rápida, o Governo Federal implementou no final dos anos 1990 o FIES.

Contratado por alunos de universidades privadas, o financiamento possui taxas diferenciadas em relação ao mercado.

Atualmente, o FIES 2021 conta com duas modalidades, sendo Fies para alunos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e a P-Fies para aqueles que possuem renda entre três e cinco salários mínimos por pessoa da família.

✓ Veja como funciona a nota de corte FIES 2021 

Além disso, o estudante ainda tem um prazo mais alongado para o pagamento do FIES, podendo chegar em até 14 anos.


Documentos da inscrição FIES

Antes mesmo de realizar a inscrição no site do FIES, o candidato deve estar atento aos documentos do FIES 2021. Isso porque, no momento da inscrição é importante contar com estes documentos já em mãos.

Cabe lembrar também que serão necessários os documentos dos integrantes da família. Portanto, para fazer a inscrição, o aluno deve estar com os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identificação;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;


Documentos do FIES 2021

Após ser selecionado entre os candidatos inscritos, o aluno precisa cumprir algumas etapas na contratação do FIES. No contato junto a universidade, o candidato deve entregar os documentos do FIES 2021.

✓ Se inscreva ainda na lista de espera FIES 2021

Portanto, no primeiro dia útil após a confirmação da seleção do aluno, é preciso ir até o atendimento da instituição de ensino levando os seguintes documentos do FIES 2021:

  • Documento de identificação com foto, do estudante e de cada membro da família, como por exemplo RG, CNH, Identidade Militar, passaporte ou carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência que tenha data de vencimento de até três meses, podendo ser conta de água, luz, internet ou telefone, dentre outros;
  • Comprovante de renda dos últimos três meses de todos os integrantes da família, de acordo com a fonte de renda de cada um deles, sendo possível através do contracheque, Carteira de Trabalho, carnê do INSS, entre outros;
  • Documento de comprovação da declaração do IRPF ou, em casos de isenção, declaração de isenção de cada um dos integrantes da família.


Documentos solicitados para o fiador

Após a entrega dos documentos do FIES 2021 na instituição de ensino, o estudante recebe o Documentos de Regularidade de Inscrição (DRI), que certifica a regularidade da sua inscrição no FIES junto a universidade.

Com este documento em mãos, agora é o momento de complementar os procedimentos no banco, juntamente do fiador.

Neste caso, o aluno precisa levar, além do DRI, os mesmos documentos do FIES 2021para que sejam verificados pela agência. Já o fiador, que ingressa somente agora, tem uma outra relação de documentos.

É importante lembrar que, em caso do fiador estar em união estável ou casado, é preciso também a presença do cônjuge e seus documentos.

Portanto, confira a relação de documentos do FIES 2021 que o fiador deve apresentar:

  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda, compatível com o valor da mensalidade do curso financiado;
  • Documento de identificação;
  • Certidão de casamento, em caso de haver um cônjuge.

Documentos do FIES


Prazos de entrega documentos do FIES

Para que a contratação do FIES saia conforme o previsto pelo aluno, é importante que sejam cumpridas as datas de entrega dos documentos do FIES 2021.

Caso o prazo não seja atendido, é possível quo candidato perca a vaga e esta seja repassada para um integrante da lista de espera.

Desse modo, após a aprovação do seu nome na lista de aprovados do FIES, o prazo para a entrega dos documentos na universidade é de até cinco dias úteis.

Já para a apresentação dos documentos do FIES 2021 no banco, o prazo se estende entre o terceiro e o décimo dia após o comparecimento na universidade.

Canais de contato FIES 2021

Caso você ainda tenha dúvidas quanto aos documentos do FIES 2021 é possível entrar em contato com um dos canais de atendimento do FIES:

Adicionar Comentário