Diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021

Fazer um curso de ensino superior ficou mais fácil com a criação de novos programas de acesso à universidade. Mas como cada um atua de forma diferente, você precisa entender a diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021. Isso porque, conforme a sua necessidade, cada um pode ser mais indicado, de acordo com a sua proposta. Desse modo, se você quiser entender tudo sobre a diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021 fique ligado e acompanhe este artigo!

Diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021

Diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021

SISU, FIES e Prouni 2021

Não faz muito tempo que para estudar em uma universidade, seja ela pública, ou particular, era possível apenas com a nota do vestibular.

No entanto, com a criação do ENEM 2021 essa realidade foi mudando gradualmente. Hoje em dia, os estudantes que realizam o exame, podem contar com diversos programas de acesso ao ensino superior.

Utilizando a nota do ENEM como critério de avaliação, FIES, SISU e Prouni são os três principais programas, todos criados pelo Governo Federal.

O primeiro se trata de um financiamento para estudantes de faculdades privadas que não possuem condições de pagar as mensalidades, como por exemplo, o financiamento Caixa FIES 2021. Já o SISU e o Prouni se tratam de bolsas de estudo, parciais ou integrais, sendo o SISU para universidades públicas e o Prouni para particulares.

De todo modo, nos próximos tópicos você irá entender a diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021.


SISU é alternativa para universidades públicas

Para muitas pessoas os vestibulares de universidades públicas são considerados os processos seletivos mais difíceis para se fazer. Desse modo, conseguir uma vaga se torna algo bastante complicado.

No entanto, o Sistema de Seleção Unificado, o SISU, vem para mudar esse paradigma. Utilizando as notas do ENEM, o SISU permite que os alunos possam concorrer em mais de uma universidade ao mesmo tempo.

Além disso, uma diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021 é que o SISU reserva cotas para alunos de baixa renda, pessoas com deficiência e estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas.

De todo modo, confira na lista a seguir as principais características do SISU:

  • Pode ser utilizado em universidades públicas de todo o país;
  • Utiliza o ENEM como principal critério de avaliação;
  • Reserva de cotas para pessoas com deficiência, alunos de baixa renda e autodeclarados negros, pardos e indígenas;
  • Para alunos não selecionados na primeira chamada, existe a lista de espera, para casos de vagas não preenchidas.

✓ Confira mais informações sobre como ingressar no ensino superior:


FIES e Prouni: entenda a diferença

Se o SISU é .oferecido apenas para estudantes de universidades públicas, o FIES e o Prouni são programas voltados para estudantes de instituições particulares.

No entanto, ainda assim existem diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021. O FIES, por sua vez, é um Fundo de Financiamento Estudantil, que oferece condições e prazos de pagamento diferenciados.

Já o Prouni, Programa Universidade Para Todos, oferece bolsa de estudos, onde o estudante não precisa pagar pelos valores posteriormente.

Em ambos os programas, é possível que o auxílio seja parcial, cobrindo apenas uma parte da mensalidade. É comum, inclusive, que alunos utilizem ambos programas ao mesmo tempo, cada um cobrindo 50% das despesas.

Ademais, confira o perfil do FIES e do Prouni e entenda suas diferenças:

  • FIES oferece até 14 anos para o pagamento, que se inicia logo após a formatura. No entanto, o estudante deve concluir o curso dentro do cronograma de semestres, sem adiar disciplinas. Fazendo a sua inscrição diretamente no site do FIES 2021;
  • FIES oferece em alguns casos juro zero, para alunos de baixa renda. De modo geral, o juro do FIES gira em torno de 6,5% ao ano;
  • Prouni possibilita aos alunos fazerem o curso no dobro do tempo previsto, priorizando as notas altas nas disciplinas do curso.
  • Prouni dá auxilio alimentação e transporte para alunos de baixa renda, que não têm condições de pagar estes valores.

Entenda a diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021

Agora que explicamos de forma mais detalhada, você já pode entender a diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021.

Desse modo, fica mais fácil escolher qual é melhor forma de fazer um curso de graduação, conforme o seu interesse e condição financeira.

Vale lembrar que, apesar da diferença entre SISU, FIES e Prouni 2021, é importante tirar uma boa nota no ENEM, para ter mais chances de ingressar no curso que deseja.

Adicionar Comentário