Boleto FIES 2021: Como Emitir? 2ª Via e Pagamento FIES

Nos últimos anos, milhares de brasileiros passaram a ter acesso ao ensino superior graças ao FIES, programa de financiamento estudantil. No entanto, é preciso estar atento ao pagamento do boleto FIES 2021. Isso porque, caso ocorram atrasos no pagamento, podem haver problemas de restrição do crédito, por exemplo. Portanto, confira tudo sobre o boleto FIES 2021.

Boleto FIES 2021

Boleto FIES 2021

O que mudou com o novo FIES?

Criado no ano de 1999, o programa de financiamento para o ensino superior passou por diversas mudanças nos últimos anos. Desse modo, uma das mudanças que ocorreram é na cobrança de juros.

Conforme as informações do site do Fies, com o novo programa, os estudantes com renda familiar de até três salários podem contar com o financiamento com juros de 0,0%.

Além disso, há alterações também no modelo de contratação do FIES 2021. Portanto, agora é realizado um processo de seleção, onde o candidato deve selecionar três cursos para ser contemplado.


Como emitir a 2ª via do boleto FIES 2021?

Embora o pagamento do boleto FIES 2021 possa ser realizado através do débito em conta, há quem necessite da impressão de uma via do documento.

Desse modo, tanto o Banco do Brasil como a Caixa Econômica Federal oferecem em seus sites este programa. Vinculados ao Governo Federal, estes dois bancos são aqueles que oferecem o financiamento.

Ou seja, conforme a escolha do estudante em relação ao banco, é preciso estar atento ao formato dos serviços oferecidos. Cada uma das instituições financeiras têm seus protocolos de atendimento.

Portanto, segue abaixo o passo-a-passo para a emissão da 2ª via do boleto FIES 2021.


Emissão da 2ª via do boleto FIES 2021 na Caixa

Apesar de ser uma operação online, a emissão da 2ª via do boleto FIES 2021 tem um horário restrito. O serviço está disponível no site  das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Portanto, o passo-a-passo para realizar a emissão é:

  • Acesse o site da Caixa;
  • Na guia “Boletos Emissão 2 via” clique na opção “Emitir”;
  • Informe o número do CPF;
  • Após isso, insira a data de nascimento, código verificador e clique em “Iniciar operação”;

Após realizar essa operação, o estudante deverá realizar o download do documento, que deverá ser pago através da agência ou pelo app da Caixa.


Como acessar a 2ª via do boleto FIES pelo Banco do Brasil?

Assim como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil também oferece o boleto FIES através do site. No entanto, para realizar a operação, o estudante deverá prestar outras informações.

Dessa forma, é interessante contar com o acesso ao nosso número, código de operação do Banco do Brasil para transações financeiras.

  • Acesse o site do Banco do Brasil;
  • Informe a linha digitável do boleto ou o Nosso Número (Sem DV);
  • Insira o CPF no campo indicado;
  • Clique em “Não sou um robô”;
  • Com isso, o boleto será gerado em seguida;

Boleto FIES 2021


Como fazer o pagamento do boleto FIES 2021?

Como foi falado anteriormente, o pagamento do boleto FIES 2021 pode ser feito de diversas formas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados quanto a isso, para que o pagamento seja realizado de forma correta.

Portanto, uma das alternativas é através do débito em conta, para aqueles que são correntistas. Dessa forma, no dia de vencimento da fatura do FIES será agendada a compensação do valor.

Caso hajam outras faturas para serem quitadas e ou o saldo seja insuficiente, a transação não é concluída. Dessa forma, juros serão acrescidos ao valor devido.

Adicionar Comentário