Aditamento FIES 2021: Renovação FIES, Prazos e Solicitação

O programa de financiamento estudantil o Fies, foi criado no ano de 1999 para viabilizar o pagamento de universidades privadas por alunos de baixa renda. No entanto, para dar sequência aos serviços, é necessário realizar o aditamento FIES 2021. Portanto, confira a seguir todas as informações relativas ao aditamento FIES 2021.

Aditamento FIES 2021

Aditamento FIES 2021

Fique por dentro das novas regras do FIES

Apesar do enorme sucesso que o FIES acumulou ao longo dos anos, o MEC acabou implementando mudanças em alguns aspectos do programa.

Chamado como “Novo Fies”, o financiamento agora possui um limite de estudantes atendidos.

Ao todo, são estimadas aproximadamente 550 mil vagas. Destes, 100 mil são alocados na categoria juro zero, para estudantes de baixa renda.

Além disso, os outros 450 mil universitários se enquadram na categoria P-Fies, que conta uma taxa de juros e é direcionada para alunos de maior renda.

Ademais, estas vagas ainda recebem prioridade de cursos, sendo medicina, engenharias e licenciaturas os principais objetivos.


Como realizar o aditamento FIES 2021?

Apesar das mudanças implementadas no FIES 2021, há alguns procedimentos que se mantêm. Um exemplo disso é o aditamento FIES 2021.

O aditamento ocorre em todos os semestres cursados, quando o aluno deve renovar a contratação do serviço junto a instituição de ensino e o banco.

No entanto, é possível distinguir duas categorias de aditamento do FIES, que resultam em mudanças no processo de prorrogação do contrato.

Tipos de aditamento FIES

Dessa forma, podemos mencionar duas categorias de aditamento, que são elas:

  • Simplificada: Ocorre quando a instituição de ensino abre o período de solicitação e o aluno realiza apenas uma confirmação dos dados inseridos pela universidade. O aditamento é celebrado através de um documento assinado pelo aluno e entregue na instituição.
  • Não simplificada:  Essa modalidade é utilizada quando se tem necessidade de alterar dados financeiros ou do fiador, por exemplo. Neste processo, é preciso realizar os procedimentos no banco, com a presença dos fiadores. Mas a abertura do período de aditamento do FIES 2021 ainda se inicia pela universidade.


Confira os prazos do aditamento FIES 2021

Conforme havíamos falado anteriormente, a abertura do procedimento de aditamento FIES 2021 se inicia pela instituição de ensino. No entanto, estes prazos precisam atender as definições da Caixa Econômica Federal e do MEC.

Dessa forma, o prazo para o aditamento do contrato FIES deve ocorrer até o final do mês de março para o primeiro semestre e até o final do mês de agosto para o segundo semestre do ano.

Entretanto, estes prazos podem sofrer alongamentos, conforme o número de estudantes que ainda precisam fazer o aditamento. Além disso, estes prolongamentos são informados sempre, seja pela universidade ou pelo próprio MEC.

Para ter conhecimento do prazo do aditamento FIES 2021, você poderá acessar essa informação das seguintes formas, veja:

  • Ir até a área restrita do site da universidade, clicar em financiamentos e verificar as informações sobre o FIES;
  • Realizando o atendimento, presencial ou online, com a instituição de ensino;
  • Acessando o site do FIES, clique no item “aditamento”, insira seus dados. Após isso, você terá acesso aos seus dados;
  • Ligando para o MEC pelo telefone 0800 61 61 61;

Como realizar a solicitação de aditamento do contrato FIES?


Como realizar a solicitação de aditamento do contrato FIES?

Após serem estipuladas as datas e os modelos das renovações dos contratos, o aluno poderá ter acesso ao documento de solicitação do aditamento FIES 2021.

Desse modo, o pedido de aditamento realizado pelo aluno deve ser pelo SisFies, site direcionado para os alunos que utilizam o financiamento. Portanto, o procedimento adotado pelo aluno deve ser o seguinte:

  • Acesse o site do SisFies e clique em “Aditamento”;
  • Na nova página, insira o CPF, a senha, preencha a caixa “Não sou um robô” e clique em entrar;
  • Na área das informações do estudante, ao final. estará o item “Renovação”;
  • Neste local terá disponível o documento de solicitação do aditamento e o prazo. Você deverá solicitar o aditamento e levar o documento impresso até a instituição de ensino;

Após realizar estes procedimentos, o seu contrato deverá ser renovado para o próximo semestre. Sem se esquecer do boleto FIES 2021!

É importante lembrar que, caso o aluno não realize estes procedimentos de aditamento FIES 2021, o contrato será automaticamente cancelado.

Caso você chegue ao final do financiamento e ainda não se formaram, é possível solicitar o dilatamento do FIES por até dois semestres.

Adicionar Comentário